Já presente em quase todo o mundo, a campanha da Avon contra a violência doméstica chega ao Brasil com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à integridade física e psicológica da mulher, em especial no ambiente familiar.
De acordo com estimativa da Anistia Internacional e da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 3 mulheres já sofreu violência, que é a maior causa de morte nas que têm entre 16 e 44 anos. Calcula-se que 70% dessa violência vêm ocorrendo dentro do ambiente familiar. O mais grave é que cerca de 60% dessas mulheres sentem medo e constrangimento. Por isso, sofrem caladas, sem tomar qualquer tipo de atitude para sair do círculo da violência.
Os esforços da iniciativa do Brasil somam-se à campanha mundial da Avon, Speak Out against Domestic Violence, que existe desde 2004 e já investiu, por meio da Avon Foundation, mais de 6 milhões de dólares em ações para reduzir os índices desse tipo de violência contra a mulher. Aqui a campanha é coordenada pelo Instituto Avon, que trabalha por causas relacionadas à saúde e ao bem-estar da mulher desde 2003.
A campanha no Brasil
A Avon acredita, com base em dados e pesquisas, que a violência doméstica é um problema complexo, de dimensões muito amplas, envolvendo pessoas de todas as regiões, profissões e classes sociais. Mas ele pode ser contido por meio de mudanças comportamentais, muita informação, conscientização e aplicação de leis.
O primeiro passo da campanha no Brasil é sensibilizar 1,2 milhão de revendedoras autônomas Avon e 6 mil funcionários da empresa, para o conhecimento do problema e a disseminação de informações. Além disso, eles serão orientados a divulgar amplamente o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que tem demonstrado ser um ótimo canal para as vítimas de violência buscarem apoio e saídas para enfrentar o problema.
Uma série de vídeos Fale sem Medo
Uma das mais importantes ações da campanha é a exibição de vídeos nos Encontros de Negócios, reuniões realizadas periodicamente com revendedores autônomos.
A série conta com cinco títulos que apresentam o problema da violência doméstica de forma madura, consciente, mostrando que se trata de um tema complexo e delicado. Não basta apenas falar de agressor e agredido, mas sim de mudança cultural. Há demonstração de estatísticas, casos reais e depoimentos de especialistas, enfatizando que é possível modificar o cenário e que isso também exige pequenas ações cotidianas, ao alcance de todos, além de programas e leis capazes de restaurar a paz entre os envolvidos.
Pulseira da Atitude e Lei Maria da Penha
Uma pulseira foi criada pela Avon e lançada mundialmente para ser vendida pelas revendedoras autônomas. A arrecadação é destinada a projetos que possam reduzir os índices de violência doméstica.
A atriz norte-americana Reese Witherspoon é a Embaixadora Global da Avon e coube a ela apresentar a Pulseira da Atitude durante a segunda edição do Global Summit for a Better Tomorrow (Encontro Anual por um Amanhã Melhor), em Nova York.
A pulseira traz o símbolo do infinito em metal prateado, representando um futuro sem limitações para as mulheres. Mas essas infinitas possibilidades dependem de a mulher estar segura, autônoma, saudável, em condições de buscar seus sonhos e transformá-los em realidade.
Em nosso país, toda a arrecadação é doada ao escritório regional Brasil/Cone Sul do Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher (Unifem). A instituição é parceira mundial da Avon. O objetivo é promover a ampla divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para combater a violência doméstica contra a mulher. Vários públicos serão impactados, inclusive operadores da lei.
Muito obrigada ao Institudo Avon.
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